A vida nos mostrando quem somos


📢   Ouça também este artigo na voz da autora.
Toque duas vezes.

Engraçado como a vida funciona. A todo tempo, ela nos traz experiências que nos fazem reagir.

Essa reação pode ser intensa ou não, segundo o quão profundo tal experiência nos atinge. Mas, o que é ser atingido por ela? Fácil. Quais foram as circunstâncias que mais marcaram vocês? Sei que a maioria está pensando naquelas que foram extremamente negativas, mas não são somente elas que nos impressionam. Quem não se lembra do colo amoroso de nossas mães? Quem não se lembra do sorriso de um amigo ao nosso lado? Ou da voz de nossos amores ao telefone? Quem não se lembra, simplesmente, de um dia de chuva onde brincamos nela e, encharcados e felizes, voltamos para casa?

Todos esses momentos nos marcaram por um motivo muito pessoal, mas que podemos generalizar afirmando que, em cada um deles, algo foi aprendido. Por exemplo, que podemos agir com carinho quando alguém precisar de nós; que podemos fazer diferença na vida de alguém pelo simples fato de estarmos presentes ou nos fazermos presentes; que, na simplicidade do que a vida nos oferece, podemos ser felizes...

Para cada uma dessas experiências, há um grande aprendizado que pode ser absorvido por nós, se estivermos atentos a ele. Quanto mais abertos aos ensinamentos existentes nas entrelinhas das experiências ofertadas mais rápido nos damos condições de subirmos nos degraus de nossa escala evolutiva.

Mas, o ponto crucial é que cada uma dessas circunstâncias nos trarão o olhar mais cristalino de quem estamos hoje! As nossas reações são um reflexo da pessoa que ainda somos, bem como da pessoa que queremos nos tornar.

Cada experiência coloca à prova o nosso ser interno que está atento a tudo ao seu redor e que reage imediatamente ao ser estimulado. Não é difícil vocês entenderem o que eu quero dizer. Vamos lembrar de uma situação corriqueira que acontece com um amigo e que ele sempre se indigna ou se revolta. Você, que está fora das consequências daquela experiência, dá a ele os melhores conselhos, dizendo que ele precisa ter mais paciência, por exemplo. Mas, você não percebe que, em algumas situações corriqueiras da sua existência, você age da mesma maneira, sem ter paciência para aguardar os melhores resultados. Situações diferentes, mas semelhantes na postura, que nos mostram que já temos conhecimento de como agir, mas que ainda estamos absorvendo os detalhes importantes para melhor aplicá-los no nosso viver.

A vida nos traz as melhores experiências, aquelas que nos impulsionam a nos mostrar sem máscaras. Assim, podemos nos dar a chance de perceber o que precisamos ainda aprimorar em nosso ser, fazendo diferente a partir desta percepção.

Fato é que ela (a vida), ao nos colocar à prova, está nos dizendo que já portamos algum entendimento que só precisa ser aprimorado, passo a passo, em direção às verdades perfeitas e imutáveis que nos regem.

Quem a vida nos mostra que somos? Seres em evolução que, pelos percalços de nossa ignorância, não desejamos nos enxergar. A sabedoria divina, no entanto, nos levará a nos depararmos com as experiências que nos farão reagir como realmente somos e, não havendo mais o véu que tentamos sustentar, só teremos uma postura a seguir: aprimorarmo-nos para um melhor viver.

6 comentários :

  1. Bacana. A vida nos testa o tempo inteiro. Cabe a nós reconhecermos cada momento e tirar o maior aprendizado possível. Acho que a maioria das vezes negligenciamos os bons momentos, focando somente nos momentos não tão bons, enquanto que na verdade todos os momentos nos trazem aprendizados e mostra como estamos naquele momento. Vou me observar mais. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notável esse depoimento, Henderson!
      Obrigada por estar sempre contribuindo conosco para um melhor pensar! Abraços.

      Excluir
  2. Este aprendizado de ficarmos atentos todo o tempo deveria ser educação de berço. É assim desde pequenos já poderíamos estar aprendendo.
    Obrigado por me relembrar, ficarei mais atento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vamos aprendendo juntos, Wesley! Abraços fraternos.

      Excluir
  3. Lembrei agora do amigo Savinho que dizia sempre: "muito será cobrado daqueles que possuem o conhecimento", então, que possamos colocar em prática o que já sabemos e dar grandes utilidades as "provas" que a escola-terra nós proporciona, e assim vamos nos conhecendo. Grande abraço da Fran.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudade do Savinho! É verdade, Fran. Que apreendamos o que nos chega para nada nos impedir de irmos sempre adiante. Abraços fraternos.

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário que responderei assim que puder.
Abraços fraternos.

My Instagram

Copyright © Adriana Machado - Escritora. Made with by OddThemes