Por que é tão difícil viver esta vida?


📢 Ouça também este artigo na voz da autora.
Toque duas vezes.

Já aviso que, com esse título, não é minha intenção discorrer, nestas parcas linhas, que a vida é dura e que estamos fadados a sofrer por muitas existências para que alcancemos a paz em nossos corações. Ao contrário, eu quero conversar sobre essa ideia equivocada que temos muito disseminada por todos nós, seja verbal, seja mentalmente em muitos momentos de nossa vivência. Por isso, pensar que é muito difícil viver a vida é uma ideia tão familiar.

Ela, normalmente, é o resultado de nossas frustrações diante de experiências que não nos enxergamos capacitados ou seguros de enfrentá-las. Daí, se exterioriza de nós essa expressão como se fosse a pressão com que uma rolha sai de uma garrafa de champanhe quando a abrimos em um momento de festividade. Em nosso caso, entretanto, não percebemos que agindo assim estamos construindo uma “crença”, uma “verdade” que nos sairá cara com o passar do tempo!

Nós não entendemos ainda a nossa capacidade de construir! Nós não entendemos que, se somos filhos do Criador, somos pequenos construtores também e diretamente responsáveis pelas nossas vidas e pelas ondas que nos embalam no mar de nossa existência.

Somos os principais causadores de todos os naufrágios de nossa pequena embarcação, somente porque não estamos atentos aos limites nela estabelecidos. Queremos que ela aguente mais do que pode suportar, pura e simplesmente, porque não aceitamos a nossa perfeição conquistada.

Sei que muitos pararam aqui e pensaram: mas que perfeição? Sobre o que ela está falando? Somos tão imperfeitos!

Como diz uma pessoa que muito quero bem: “somos a nossa melhor obra prima”. A cada minuto do nosso viver nos aperfeiçoamos mais e mais, porém, nós já somos perfeitos porque, primeiro, somos uma construção de Deus; e, segundo, porque somos o reflexo do melhor de nós em cada um desses minutos.

Se começarmos a nos aceitar como estamos, daremos o primeiro passo para a compreensão de nossas dificuldades. Diante dessa nova postura, começaremos a perceber que estamos crescendo e não mais nos envergonharemos de nossos equívocos, porque os entenderemos como uma parte de nossa própria existência.

Então, perceberemos que não é difícil viver... É trabalhoso angariar experiências para atingirmos os picos de nossas cordilheiras interiores. Mas, se são nossas, se estão em nós, estaremos seguros para realizarmos essas aventuras e nos sentirmos vitoriosos ante a nossa empreitada.

Paremos alguns minutos e olhemos para o nosso caminhar. O que tememos? O que nos faz não querermos ultrapassar as curvas da vida? O que nos paralisa a ponto de não lutarmos pelos nossos sonhos?

Não sei se concordarão comigo, mas, hoje em dia, o natural é exacerbarmos o negativo. Estamos tão acostumados a agir assim que não percebemos que estamos fazendo isso conosco, ou seja, valorizamos muito mais o que fazemos de errado do que o que acertamos com todo o nosso esforço. Não percebemos que para nós, no estado evolutivo que estamos, é mais difícil acertamos do que errarmos! Então, cada acerto, cada escolha acertada no caminho reto de nossa redenção era para ser muito mais valorizado, mas não é isso que fazemos. Ficamos presos nos grilhões das culpas pelos nossos equívocos e não percebemos como já melhoramos em nossa escala evolutiva!

Se fizermos uma escolha hoje de sermos mais compreensivos ante as nossas dificuldades, perceberemos que a vida não mais será difícil de viver, mas será uma grandiosa experiência de aprendizados e crescimentos valorizados segundo a nossa capacidade de construí-los.


Vivamos então!
 


4 comentários :

  1. Adorei o seu texto. Tenho 67 anos e estou certa que vou realizar alguns sonhos ainda. Sinto que alguns estão próximos. A vida é boa quando temos FÉ !... basta fazer e saber aguardar que o sonho se realiza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem!! Concordo plenamente! 👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
  2. Sempre passo por altos e baixos nessa vida, claro que não tenho pensamentos suicidas, porém sinto que estou cometendo suicídio indiretamente devido a tantas tristezas, perdas e por aí vai... Escuto pessoas dizendo: mas você é inteligente, bonito , reclama de barriga cheia... Até concordo às vezes que reclamo de barriga cheia , mas não está em mim, é algo estranho que só quem passa por isso sabe. O artigo é maravilhoso, nos faz refletir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido amigo!
      Primeiro quero agradecer por ter gostado do texto. Gratidão!
      Segundo, quero muito que se lembre de não exigir muito de você. Faça sempre o seu melhor, mas nunca exija algo que não está ao se alcance conseguir "sozinho". Às vezes, precisamos de ajuda, seja de um artigo que nos faz refletir, seja de um profissional que nos dará todas as dicas para que saibamos agir e melhor sentir o que se passa em nosso ser.
      Meu querido "Unknown" hihihi, abrace aquilo que o fortalece a cada dia e se isso for Deus, dê-Lhe a mão e vá em frente. Fique bem.

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário que responderei assim que puder.
Abraços fraternos.

My Instagram

Copyright © Adriana Machado - Escritora. Made with by OddThemes