A importância dos relacionamentos


📢 Ouça também este artigo na voz da autora. 
Clique duas vezes.

Somos seres que vivemos na coletividade. Isso é tão importante para nós que somos influenciados por uma lei divina e natural chamada Lei da Sociedade, cujo objetivo é vivermos em comunidade para aprendermos no coletivo e, para isso, Deus nos concedeu as faculdades necessárias ao relacionamento.

Sabemos que existem pessoas que querem ficar sozinhas, ou escolhem uma vida de reclusão e, a princípio, poderíamos dizer que elas estariam contrárias ao estado natural do ser humano. Bem, apesar de O livro dos Espíritos[1] afirmar que querer viver só é um estado de egoísmo, também nos mostra que existem exceções à regra, quando a escolha daquele que se isola tem uma conotação meritória, como por exemplo, fugir do mundo para se devotar ao alívio dos sofredores.

Mas, veja que gostar de estar só é muito diferente de querer estar só. O primeiro pode englobar o segundo, mas, a recíproca não é verdadeira. O primeiro se dá quando você gosta de estar consigo mesmo, de curtir a sua presença. É se autoconhecer. E isso é muito bom porque tal estado não nos impede de curtir a presença dos demais. Já o segundo, pode conotar vários estados de espírito em desalinho associados a um medo não flagrado pelo seu detentor.

Vimos que, para que estejamos indo de encontro ao um estado natural, precisamos ter alguma base racional ou emocional para isso. Vocês poderiam estar pensando no caso em que alguém faz uma opção reencarnatória para viver na reclusão buscando valorizar as companhias que, até então, nunca as tinha apreciado. Sim, esses casos existem, e podem ter certeza de que tal experiência marcará essa pessoa, mesmo resignada, diante de sua escolha como toda e qualquer escolha que nos faça mudar as crenças que tínhamos até então. Mas, deixando as exceções e comentando sobre os casos em geral, precisamos estar atentos aos nossos comportamentos, como também aos dos nossos amores, porque estando (ou sendo) nós (ou eles) muito sozinhos, tal postura pode estar sendo alimentada, por exemplo (e não se surpreendam!), pelo objetivo incessante de querermos agradar aos outros.

É certo que vivemos hoje um momento em que a sociedade exige TUDO de nós. Saímos do Oito e fomos para o Oitenta num salto. Estamos vivendo num oceano de cobranças que, vez por outra, suas águas nos afogam. As pessoas estão se sentindo tão cobradas que, por ação reflexa, cobram de si e dos outros também, e o ciclo vicioso se instala. Diante desta realidade, muitos não estão conseguindo enfrentar suas frustrações, por não saberem que tais exigências são irreais, inconcebíveis, impraticáveis, inatendíveis. Se soubessem, reagiriam diferente, não dando margem a adoecerem, abandonarem seus sonhos e suas vidas.

Como não conseguimos atender a todas as nossas expectativas ou daqueles que nos circundam, podemos nos sentir incapazes e, por consequência, fugirmos de suas companhias para não sofrermos com as nossas decepções. “Antes só do que mal acompanhado”, se pensamos ou sentimos que ele estaria nos fazendo sofrer. O problema é que se estamos fugindo dos outros, não estaremos em paz, e isso nos leva a uma vida sem sentido e triste.

Por tudo isso, se alguém está ficando muito só algo pode estar errado, mesmo que essa pessoa sempre tenha sido assim. Precisamos ajudá-la a saber se o estado de solidão em que ela se abrigou é só um momento em que ela precisa se deparar consigo mesma (autoanálise), ou se ela está se refugiando neste estado para não ter de enfrentar alguns de seus medos mais íntimos, porque se for o segundo caso (que pode durar anos a fio), esta pessoa estará deixando de aproveitar uma das bênçãos mais notáveis que o Pai nos concedeu: vivermos na coletividade para aprendermos mais rápido e, se possível, mais felizes.



[1] Editora Petit, Cap. 07, ano 1999, p. 265.

6 comentários :

  1. Adri, muito válido este texto (aliás...todos os seus textos acho que começo com esta frase né...rsrs...é porque me faz refletir..rs).Sim, necessitamos viver em sociedade, uma tarefa que não é fácil, mas, sabe...acho que devemos pensar um pouco que se Deus permitiu que viéssemos assim, e sabendo que ele não erra, deveríamos ter a percepção que precisamos "nos" entender, precisamos nos relacionar da melhor maneira possível. Estes dias ouvi uma palestra que falava sobre relacionamentos e deu exemplo de uma reunião num centro espírita no qual existem pessoas que ficam perguntando coisas sem sentido e nós não temos paciência/tolerância para ouvir e para compreender que a pessoa é de uma forma e você é de outra. Ou seja, como queremos viver em sociedade sem tolerância, sem respeito, e principalmente respeito porque a pessoa ao seu lado não é uma "extensão" sua (não tem que pensar e agir da mesma forma). Sabe, acho que temos que deixar a arrogância, o egoísmo de lado de achar que somos mais do que o outro e tentar aprender algo, por mais que você já tenha passado de fase e o seu irmão ainda esteja lá....não somos iguais. Hoje me peguei revoltada com a situação política de achar que quem recebeu a sentença deveria ter consciência e aceitar que errou, daí fiquei remoendo isso até que uma amiga me enviou um post dizendo: "não vibrem raiva pelos políticos que caem...vibrem gratidão pela limpeza ética que acontece"..acho que é por aí...vamos nos ajudar, vamos criar mais caminhos para o outro também caminhar quando ele não consegue, vamos dar exemplo, vamos ser exemplo. Vamos viver em paz...como dizia uma menininha "já deu né..rs"...rezo para que utilizemos mais nossa inteligência e saibamos viver e nos relacionar bem. Grande abraço da Fran!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, boas reflexões!!! Um assunto e tanto esse individualismo coletivo,para analisar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Sou eu que agradeço pelas suas considerações, Monica. Vamos juntas aprender sempre mais.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. A importância do outro é muito importante em nossas vidas por uma série de motivos: apoio, aprendizado, conforto, desafio, responsabilidade, e inúmeras outras situações. Como foi dito no texto, o ser humano foi feito para viver em sociedade, e ter relacionamentos de quaisquer espécie é muito importante para a evolução do mesmo. Acho que o mais importante de tudo é saber lidar com as diferenças, e ainda assim viver em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas superações, não é Henderson? Mas, que não está fora de nossa capacidade de agir. Tenhamos força e fé.
      Abraços fraternos.

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário que responderei assim que puder.
Abraços fraternos.

My Instagram

Copyright © Adriana Machado - Escritora. Made with by OddThemes