Mães e pais de hoje: busca incessante de si mesmos




Vocês podem pensar que este artigo é somente para quem é pai ou mãe, mas não, este texto serve para todos  os pais, mães e também filhos que vivem com eles, por força da idade ou das circunstâncias.
Existem duas realidades (ou mais), no tocante aos genitores.
Falando um pouco sobre a primeira realidade, hoje em dia, muitos jovens estão se tornando pais e mães, com pouca idade e sem planejamento. Em face de sua imaturidade, eles acabam sendo substituídos gradativamente pelos próprios pais em relação aos seus filhos.
Como enxergar sua verdadeira função se não há independência para agir com a sua prole? Se esses pais não podem abraçar o seu papel e enfrentar a realidade que escolheram para si? E o que é ainda pior é que, como seus filhos serão educados pelos seus pais, muitos desses adolescentes serão vistos e agirão muito mais na função de irmãos do que propriamente genitores. Sem querer, aceitarão o papel mais fácil e não abraçarão aquilo que se tornaram quando geraram aquela criança.
A segunda realidade é aquela em que o casal faz um planejamento responsável para a vinda de seu filho, porém, mesmo estando conscientes do que desejam, esses pais não têm noção da responsabilidade que é ter um filho e percebem, com a sua chegada, o quanto é maravilhoso tê-lo, mas também o quanto este exige a sua atenção e devoção. Nada aquém do que eles desejam lhe dar, mas muito além do que imaginavam vivenciar.
O ponto é que, na maioria das vezes, estes pais estão vivenciando a sua fase de crescimento profissional, se firmando no mercado de trabalho e esse momento  é crucial, de muito esforço e dedicação também, não há como negar.
Como agir, então, diante de tantas exigências? Como saber a quem atender primeiro? Como conciliar os diversos ramos de sua vida? Como entender quem estou sendo neste momento? Não é fácil! Principalmente porque, se é isso que estamos vivendo, significa que não achamos ainda a nossa resposta.
É uma sensação de que, para qualquer um dos lados que você vá, seja a paternidade ou o profissional,  o outro estará exigindo de você a mesma dedicação, ou até mais, porque tudo acontece ao mesmo tempo e nada pode parar esperando que você se adeque a esta nova situação.
Para qualquer um dos casos que mencionamos, se não houver uma mudança de pensamento e comportamento dos pais, os únicos sentimentos que existirão em seus corações serão os de inadequação, frustração e incompetência. E, infelizmente, não estamos mencionando somente os primeiros anos de paternidade. A cada nova fase haverá uma nova circunstância para nos adequarmos.
Para que cada um de nós possa passar por esse “caos”, é necessário que entendamos quem somos, porque, se não percebermos “o que” estamos exigindo de nós, não sustentaremos nenhuma dessas metas que queremos vivenciar. E devemos admitir que esse processo é trabalhoso, mas não impossível!
Num exemplo muito singelo, precisamos agir como a criança que brinca com os amigos de várias coisas ao mesmo tempo, mas que está feliz e plena em todas elas. Precisamos vivenciar cada circunstância que faz parte de nosso cotidiano com a felicidade de poder tê-la (conquista) e realizá-la (competência) naquele momento, sem peso, sem exigência e dando o nosso melhor.
Vocês podem estar pensando, entretanto, que as exigências vêm de fora. Sim, vêm sim. Mas, cristalino é que, se não estivermos conscientes de nossa capacitação, de qual é a nossa verdadeira função, de que a nossa vida está um “caos” que vem amparado pela sabedoria divina... não aguentaremos a nossa consciência recriminadora.
Então, enquanto estamos no trabalho, nossa atenção está nele e em todas as turbulências e realizações que ele nos traz. Em casa, nos fixaremos nos filhos, no marido ou esposa, nas alegrias de estarmos juntos e nas preocupações rotineiras do lar. Mas, se, em algum momento, tudo se confundir, que possamos atender ao mais urgente, não com a sensação de que é um problema, mas com a certeza de que somos capazes de achar a solução para aquele imprevisto.
Todo pai e toda mãe buscam orientar os seus filhos e fazê-los felizes. Mas, antes de sermos pais e mães, somos pessoas comuns, com muitos defeitos e qualidades e tentando ultrapassar todas as dificuldades para atingirmos esse e outros tantos sonhos.
Assim, que esses filhos de Deus, que abraçam essa função divina de recepcionar os seus irmãos em Cristo, possam ser amorosos e condescendentes com eles mesmos, aceitando que nem sempre conseguirão abraçar todas as situações, mas fazendo sempre o seu melhor para atingir os seus objetivos.
Neste momento, o nosso Eu será encontrado.


Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário que responderei assim que puder.
Abraços fraternos.

My Instagram

Copyright © Adriana Machado - Escritora. Made with by OddThemes